Social Bar

Biologos nas Analises Clinicas

1 - As notícias veiculadas por alguns meios de comunicação acerca da impossibilidade de atuação do profissional Biólogo na área das Análises Clínicas não condizem com a realidade sendo, pois, infundadas e inverídicas.
2 – Inexiste ação judicial transitada em julgado que vede a atuação do Biólogo na área das Análises Clinicas, muito pelo contrario, a sentença do processo nº 93.3109-0 que tramitou perante a 6ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, e já transitada em julgado desde agosto de 1995, assim garante:
“...Retrata a lide, a se ver, a disputa pelo mercado de trabalho, ou seja, pelo espaço profissional, que é um sub-espaço vital e, se não tem contornos ecológicos, tem-nos, induvidosamente, econômicos.
A biologia, como estudo da vida, é a ciência mater cujos ramos científicos - Histologia, Citologia, Genética, Anatomia, Antropologia, Taxonomia, Fisiologia, Geratologia, Botânica, Zoologia, Ecologia, etc. - bem como os respectivos sub-ramos, são aplicados, ora, exclusivamente; ora, concorrentemente, por técnicos diversos, como naturalistas, biólogos, ou biomédicos, médicos veterinários, botânicos, zootecnistas, segundo as suas especializações técnico universitárias e de acordo com as normatizações profissionais respectivas.
Nada impede que técnicos de áreas afins concorram salutarmente em determinados campos às suas capacitações profissionais, como veterinários e zootecnistas, médicos e enfermeiros, agrônomos e botânicos, etc..
Há uma zona “gris” entre profissões distintas, que em vez de ficar centrifugamente desguarnecidas, deve ser centripetamente preenchida por tais profissionais, e assim, ao invés de excluírem, concorrerem para suprir a carência social.
Aliás, o próprio Autor reconhece a existência de outros profissionais universitários, que não biomédicos, “com capacidade de análise clínica, tais como farmacêutico e o próprio médico”, afigurando-se, assim, a pretensão de exclusão dos biólogos, em uma birra umbelical, posto serem estes profissionais, histórica e curricularmente, muito mais ligados às suas atividades...
Ademais, quer pela portaria revogada, baixada pelo Réu, quer pela Resolução revogadora, do Conselho Federal de Biologia, os biólogos e naturalistas para fazerem jus à habilitação em análises clínicas necessitam comprovar terem cursado em nível de graduação, ou pós-graduação, as matérias específicas de tal especialidade, enumeradas nos diplomas referidos .
Ora, as próprias universidades permitem a graduados matricularem-se em cursos da mesma área com abatimento dos créditos de cadeiras já cursadas.
Seria, pois, incoerente que o profissional biólogo que, além de ter cursado as cadeiras comuns, tenha também cursado as matérias específicas, seja tolhido no exercício da profissão para a qual se capacitou, apenas devido à denominação do seu curso.
Em suma, tanto o biólogo, quanto o biomédico, concorrem com igual capacitação para elaboração de análises clínico-laboratoriais, ainda que a competência para a fiscalização do trabalho profissional esteja afeta a conselhos profissionais diversos, cabendo, no primeiro caso, ao Réu e, no segundo, ao Autor”.(GRIFO NOSSO)
3 – Desta forma, o profissional Biólogo está legalmente habilitado a atuar na área das Análises Clinicas de acordo com a Resolução nº 12/1993 do Egrégio Conselho Federal de Biologia em consonância com o poder regulamentar a ele atribuído pelo disposto no inciso II do artigo 10 da Lei nº 6.684/79 c/c o artigo 1º da Lei nº 7.017/83 e ainda do inciso III do artigo 11 do Decreto nº 88.438/83.
São Paulo, 03 de agosto de 2007.
PRESIDENTES DOS CONSELHOS REGIONAIS DE BIOLOGIA

texto retirado do site do CRBio-04

81 comentários:

  1. Anônimo2/8/08

    Se é para atuar em análises clínicas, deveria ter a competência de passar em Farmácia ou Biomedicina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/11/12

      vc é um merda.

      Excluir
    2. Anônimo21/1/13

      Passei em farmácia, e daí? quero ser é biólogo...

      Excluir
    3. Anônimo17/9/22

      Seu burro, se estou cursando Ciências Biológicas, é porque quero ser biólogo não farmacêutico. Agora analises clinicas é uma área multidisciplinar, e as amostras são Biológicas, uma área que o Biólogo atua.
      Pesquisa a grade do curso antes de falar merda.
      Falando assim tenho certeza que vc é um idiota de merda e estuda em uma faculdade de merda ou a faculdade é boa e vc é um merda de novo.....

      Excluir
  2. Anônimo2/8/08

    O curso de Biologia não está capacitado a formar profissionais para atuar em análises clínicas. Essa resolução do prório Conselho Federal de Biologia serve apenas para suprir a falta de empregos para biólogos, colocando no mercado de trabalho profissionais sem qualificações para trabalhar em análises clínicas. Respeito os Biólogos, mas cada um em seu lugar, se não vira bagunça!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/8/08

    TEM MUITO BIOMÉDICO QUE NÃO CHEGA AOS PÉS DE UM TÉCNICO DE LABORATÓRIO, QUE É O QUE PÕE A MÃO NA MASSA DE VERDADE...IMAGINA UM BIÓLOGO QUE ESTUDOU TANTO QUANTO ELE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11/8/08

    afinal o biologo pode assinar laudos de analises clinicas???me tirem essa duvida

    ResponderExcluir
  5. Sim, o Biologo pode assinar laudos de Analises Clinicas. Conforme parecer acima e tendo em vista decisão na justiça que por mais de 2 vezes indeferiu ao pedido dos Conselhos de Farmacia e de Biomedicina.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo13/8/08

    chego até a ficar com pena d vcs BIÓLOGOS,brigar por uma área q não é de competência dessa classe profissional,eu acho o curso de biologia lindo,porém dentro dos seus limites de atuação,mais hoje estou tendo outra visão de vcs,os vejo como profissionais incapazes de um dia se tornarem BIOMÉDICOS OU FARMACÊUTICOS,onde estes sim são abilitados para tais procedimentos.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo18/8/08

    Rafael Guilherme: também tenho pena de você,tão iginorante!Deve ser incopetente para atuar em sua area assim como é para escrever,HABILITADO tem H.Por esse motivo você tem medo de competir com outros profissionais como os biólogos nosso mercado é tão amplo.O sucesso é para copetentes e não para "BARRAQUEIRROS" Bióloga

    ResponderExcluir
  8. Anônimo21/8/08

    não tenho medo de competir com biólogos pq sou cirurgião-dentista,ou vcs tbm querem atuar na odonto??? luto pela área das análises pq tenho muitos amigos da área,e não t preocupas com o erro de português,pois com certeza passou despercebido, o q passou outra imagem de mim.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/9/08

    Sou biólogo e curso análise clínica, tenho certeza de saber muito mais que muita gente, que se juga biomédico e farmacêutico...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo11/9/08

    Sou Biólogo e estou me pós-graduando em análises clínicas, não tenho nenhum receio de enfrentar o mercado, pois o que valerá no final é a capacidade do profissional, mascaras caen por terra quando vc tem um bom avaliador em sua frente, agora oq mais me motivou a postar esse comentário, foi o cirurgiÃOooo...ista Rafael Guilherme, bicho, vc é realmente engraçado, parece inseguro tb ianda bem q meu :)ñ tepende de vc, pega leve.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo30/9/08

    Porque esse nível de comentários? Quem sabe; sabe simplesmente e pronto.
    Brigar pra que, biologia é uma área muito extensa. Tem espaço pra todos... Biologa.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo28/12/08

    Concordo plenamente com o anônimo (a) (?) , ai de cima ! Que palhaçada!!
    Acho bem que esse povo , que SE BORRA , de medo dos biólogos , nao tem a capacidade de segurar seu cargo . Por isso cria-se essa "pinimba" toda. Desnecessário. E realmente chega a ser engraçado !

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/1/09

    odonto?? nao quero nao, mas bem q teria capacidade...
    biologia é mais do que ampla... aquele que realmente se dedica e ama a biologia tem espaço onde quiser, inclusive para atuar em analises clinicas...isso ta + do que provado, pra q brigas?? quem realmente é bom nao briga por um espaço, mas conquista ele! bjus a todos os biólogos...
    biologa

    ResponderExcluir
  14. Que pena observar que profissionais tão bem qualificados para exercerem suas atividades, cada um na sua, se defrontam como se fossem incapazes de compreender o significado da palavra ÉTICA, QUE TANTO FOI DISCUTIDA EM QUALQUER CURSO SUPERIOR.
    Usem esse espaço para algo sadio.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo2/5/09

    Eu faço biologia e faria biomedicina ,se meu poder aquisitivo fosse compatível...
    Meu sonho é trabalhar em analises clinicas,so por que não tenho condiçoes devo desistir?
    Seria injustiça...
    Afinal vcs dizem isto por que podem fazer qual quer curso q queira!!!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9/5/09

    Faço biologia e pretendo atuar na área de análises clínicas. Afinal, o que nós biólogos podemos fazer se o nosso campo de trabalho é muito mais amplo do que qualquer outro curso! Quanto aos farmaceuticos e biomédicos, ao invés de ficarem com inveja, deveriam se capacitar melhor para comprar a briga com o biólogo!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo17/6/09

    Meus caros amigos biomédico caso vcs não saibam o curso de biologia é o curso mais completo da área, pelo motivo que nos somos preparado para trabalhar em qualquer área de nossa competência, nos somos biólogo e vcs biomédicos não são nem biólogos e nem médicos acho que deve ser uma grande frustração para vcs saberem que nos como biólogos somos capacitados de ter uma enorme área para trabalhar.Acho que isso chega ate ser medo de perde para nos biólogo.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo30/8/09

    Absurdo os biólogos fazerem Análises Clínicas. Por que não fez Farmácia ou Biomedicina?! É o mesmo que biomédico querer fazer cirurgia. Não dá. Comparem as grades curriculares! É fácil perceber. Cada macaco no seu galho. Os biólogos invadiram um campo que não pertence a eles! Vocês estudaram Patologia na grade de vocês? O que falta é a justiça apurar melhor! Onde que quem fez pós-graduação em Direito pode advogar? Biólogos, o ramo não é de vocês! Sou biomédico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piada vc um graduado querendo discutir algo da especialização e de pós graduados!

      Excluir
  19. Anônimo7/9/09

    Minha graduação é em Farmácia-Bioquímica. Reconheço a importância dos biólogos. Mas não existe Lei Federal que ampare os laudos dados por eles em Análises Clínicas. Podem assumir reservas florestais, trabalhar com Genética e Biologia Molecular e pesquisar borboletas. Mas Análises Clínicas não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desafio vc em micro e hematologia kkkkk trabalhei com pessoas com sua mesma formação que não sabem a diferença entre um linfócitos e um monocito kkkkkk é para seu deleite rsrsrs só pós graduado em análises clínicas.

      Excluir
  20. Anônimo16/9/09

    Acredito que todos aqueles que são contra é porque não conhecem a grade do curso de biologia. A grade do curso de biologia dá condições do Biólogo exercer Análises Clínicas sim, e a resolução que regulamenta isso também coloca critérios mínimos para que o Biólogo possa exercer tal função como a exigência de estágio e disciplinas obrigatórias. O interessante também é ler dos caros colegas dizerem que Análises Clínicas não nos pertence, como se eles fossem donos, e quem declarou que eles são donos? Eles? Poderiam é dar uma pesquisada na história das Análises Clínicas e ver que os pioneiros foram os médicos, o qual a Biomedicina e Farmácia acabou invadindo. Já que foi assim, caros Biomédicos e Bioquímicos, da licença que cabe mais um.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo16/9/09

    Acho que o nome do curso não influencia na capacidade de atuação e sim a qualidade e o objetivo da formação acadêmica. Se a Biologia forma pessoas para trabalharem com genética, biologia molecular, microbiologia etc. que são todas disciplinas laboratoriais, porque não Análises Clínicas? Essa discussão de que pode ou não pode não é relacionado à capacidade de atuação e sim relacionado com questões econômicas. Está parecendo os Médicos com seu “Ato Médico" o qual a saúde fica totalmente limitado ao médico e os outros profissionais da saúde são desvalorizados, e quem acaba perdendo é a população.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo18/9/09

    sou bióloga e acho um absurdo essa descriminação com nossa classe,adoro minha área de trabalho pois é lindo...........tem espaço para todos vamos paear de brigar.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo20/9/09

    A aceitação do Biólogo para Análises Clínicas está ocorrendo desde que o Biólogo faça uma Pós Graduação em Análises Clínicas (Lato Sensu). Sou Biólogo e estou fazendo essa Pós. Acho que para que o Biólogo atue nesta área ele deve fazer essa especialização, não só o Biólogo, mas o Biomédico e o Bioquímico também. Agora, Biólogo com Pós Graduação em Análises Clínicas não tem discussão se pode ou não pode atuar na área, é lógico que vai poder, muito mais que um biomédico recém formado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e olha que fiz o técnico também com experiência de bancada também.

      Excluir
  24. Anônimo20/9/09

    Para o Anônimo que fez farmácia-Bioquímica que diz não ter lei federal para o Biólogo que ampare os laudos emitidos por nós para Análises Clínicas, está ai uma boa (RESOLUÇÃO No 12, DE 19 DE JULHO DE 1993).

    ResponderExcluir
  25. Anônimo26/9/09

    Respondendo a um comentário acima: sim, eu cursei Biologia e tive disciplina de Análises Clínicas, com tópicos avançados.
    Acredito que tenha espaço para todo mundo, é sua uma questão de capacidade.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo8/10/09

    OI, NAO SOU BIOMEDICO, NEM BIOQUIMICO E NEM BIOLOGO...POREM, ACHO ENGRACADO A DISCUCAO E QUER SABER?!KKKK!!!! EU ACHAVA QUE BIOLOGO E QUE FAZIA ANALISES CLINICAS....KKKK!!!! AGORA VEJO ESTAS DISCUCOES DE FARMACEUTICOS E BIOMEDICOS EM RELACAO AO BIOLOGO, ACHO QUE TUDO NAO PASSA DE MEDO DESTAS CATEGORIAS DE PERDER O ESPACO PROFISSIONAL. ATE POR CURIOSIDADE OLHEI NO GOOGLE AGORA A GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BIOLOGIA E ATE O DA POS EM ANALISES CLINICAS E CHEGUEI ATE COMPARAR COM A GRADE DE BIOMEDICINA, E PASMEM!!!! E QUASE IGUAL!!!!!! ACHO QUE O MOTIVO REAL DA BRIGA E ECONOMICO E POR MERCADO. E ATE A JUSTICA JA PERCEBEU ISTO JA QUE NUNCA TIRARAM ESTE CAMPO DE ATUACAO DO BIOLOGO, APESAR DAS 3 TENTATIVAS PERANTE A JUSTICA DOS CONSELHOS DE FARMACIA E BIOMEDICINA. ESTA BRIGA E ANTIGA!!!! NA MINHA OPINIAO, ACHO SIM, QUE OS BIOLOGOS TEM CONDICOES DE FAZER ANALISES CLINICAS, PELO MENOS AQUI NA MINHA CIDADE DOS 3 LABORATORIOS DE PATOLOGIA CLINICA QUE EXISTEM 2 SAO DE BIOLOGOS, E NUNCA TIVE PROBLEMAS EM RELACAO AO RESULTADO DOS EXAMES.... MOREI 7 ANOS NOS ESTADOS UNIDOS E LA BIOMEDICINA E CURSO TECNICO. EU VI UNS COMENTARIOS SUPER PRECONCEITUOSOS EM RELACAO A BIOLOGOS COLOCANDO-OS ABAIXO DE BIOMEDICOS E FARMACEUTICOS, COMO SE ESTES PROFISSIONAIS FOSSEM MAIS IMPORTANTES.....KKKKKK QUANTA BOBAGEM!!!!!KKKKKK ISTO E UMA OPINIAO PESSOAL: ACHO CIENCIAS BIOLOGICAS UM CURSO CHIC, QUANDO ASSISTO ESTES PROGRAMAS NOS DISCOVERYS CHANNEL SEMPRE MOSTRAM ALGUM BIOLOGO, E A IMPRESSAO QUE DA QUANDO VEJO ESTE PROFISSIONAIS E DE UMA PESSOA INTELIGENTE, UM CIENTISTA EM UM LABORATORIO, VESTIDO DE BRANQUINHO, SUPER CHIC...KKKKK!!! BIOLOGOS, NAO SE DEIXEM LEVAR POR COMENTARIOS IDIOTAS COMO ALGUNS AI DE CIMA. ACHO QUE BIOLOGIA E UM CURSO MARAVILHOSO E SE FOSSE PARA EU ESCOLHER ENTRE FARMACIA, BIOMEDICINA E BIOLOGIA, CONCERTEZA ESCOLHERIA BIOLOGIA!!! ACHO QUE ESTE CURSO TE OFERECE UMA IDEOLOGIA DE VIDA E UMA VARIEDADE DE CAMPO DE TRABALHO MUITO MAIS INTERESSANTE! UM GRANDE ABRACO A TODOS OS BIOLOGOS! DEIXO AQUI O MEU RESPEITO E ADMIRACAO POR ESTA PROFISSAO!

    ResponderExcluir
  27. Anônimo8/10/09

    Esta e para o meu amigo biomedico ai de cima que disse que biologo nao tem capacidade para fazer o curso de biomedicina e farmacia:

    O curso de biomedicina é muito versátil. Depois de uma longa pós-graduação e meses sofridos de estágio, o profissional poderá exercer as seguintes funções: patologia (já exercida pelos médicos), reprodução assistida (já exercida pelos farmacêuticos, biólogos e médicos), toxicologia e bromatologia (exercida por farmacêuticos, químicos e engenheiros de alimentos); genética (exercida por qualquer curso da área da saúde, mas com certas restrições pois enquanto farmacêuticos, biólogos e afins aprendem genética plantando ervilhas lisas e rugosas a La Mendel, os biomédicos aprendem genética humana); etc.
    Implantado em pleno regime militar - através de brechas na lei e muita picaretagem - há quem pense que esta seja a "profissão do futuro". Crianças recém formadas do jardim, filhas de pais semialfabetizados, acreditam que vão longe tentando um vestibular p'ra essa futura ocupação que se ocupa com o resto das funções das carreiras já existentes, pois sabem que podem fazer melhor! O grande símbolo da profissão. Será que alguém já conhecia? Os alunos desse "curso" juram que não pensaram em biomedicina como segunda opção e afirmam ser o sonho de suas vidas. Farmacêuticos e estudantes de medicina adoram falar mal do curso, os primeiros por terem tido o tapete puxado nos laboratórios de análises clínicas e não exercerem funções como as do ramo da Imagenologia, nem se quer saberem o que é Biologia Molecular, os segundos por adorarem falar mal de qualquer outro curso, principalmente se for da área da saúde.
    Outro fator bem interessante é a competência do conselho da profissão. Dos 230 mil botequins que fornecem esse curso (dentre eles, botequis Federais), 230 mil possuem grades curriculares diferentes. Uns são focados na arte das análises clínicas (examinar sangue, mijo, bosta e porra - sim, porra; o chamado "espermograma"), outros preferem a "versatilidade" e acabam por formar inúteis diplomados (porque a versatilidade é tanta que eles não aprendem nada). Há cursos tão bons que, para exercerem uma mísera função ignorada pelos biólogos, por exemplo, necessitam de matérias extracurriculares; em outras palavras, os famosos "cursos por fora", que são mais uma forma de o corpo docente encher o rabo de dinheiro. Por falar em matérias extracurriculares, farmacêuticos não possuem disciplinas clínicas como Micologia clínica, bacteriologia clínica, hematologia clínica, e sim, só as básicas, por isso os biomédicos avançam cada vez mais sobre os laboratórios de análises, e por isso que até agora os exames saem tão errados.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo8/10/09

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Coitado dos Biomedicos!

    ResponderExcluir
  29. Anônimo8/10/09

    E pensar que esta briga toda dos farmaceuticos e dos biomedicos com os biologos e por causa de sangue, mijo, bosta e porra..... acho que sao os Farmaceuticos e biomedicos e que estao sem mercado de trabalho, afinal nao sao os biologos que estao brigando por causa disso e nem precisam.... ja que o campo de atuacao desta categoria e amplo e este detalhe que deixa os farmaceuticos e os biomedicos emputecidos. A justica ja se encarregou de colocar cada macaco no seu galho como diz o amigo ai em cima. E digo com orgulhoooooo que neste galho das analises clinicas conforme a RESOLUÇÃO No 12, DE 19 DE JULHO DE 1993 vai ter biologo pendurado sim senhor....!!!!!! Vao discutir e com a justiça que por mais de 2 vezes indeferiu ao pedido dos Conselhos de Farmacia e de Biomedicina de tirar o biologo das analises clinicas, sou biologa e nao faco nenhuma questao de mexer com merda em laboratorio, mas so pra tampar a boca destes idiotas a la mocinho de novela mexicana Rafael Guilherme, que querem ser ser os maiorais, Repito: Analises clinicas e um dos VARIOOOOOOSSSS campos de atuacao da Biologia! Morram de inveja seus pedantes!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Anônimo8/10/09

    Caro Anonimo que disse que nos fizemos biologia so porque nao tivemos capacidade de passar em um curso de farmacia. Quero deixar claro que nao fiz farmacia nao e porque o curso e muito dificil ou muito caro, nao fiz porque simplesmente o aluno de farmácia-bioquímica deve percorrer um longo caminho até poder utilizar o crachá "Posso Ajudar?" no balcao de alguma drogaria Pague Menos mais perto de sua casa, atendendo de forma eficiente aqueles que buscam algum rémedinho de preferencia generico que e mais baratinho...... ou, ja que eo caso discutido aqui.... trabalhar em um laboratório para analisar a merda dos outros 45 horas semanais e ainda ficar brigando com os biomédicos que tambem querem a merda de qualquer jeito. Ve se vao arrumar coisa mais produtiva pra fazer do que ficarem disputando o mercado de análises de merda, que sinceramen nao faz muita falta aos biologos, na verdade, neste ramo é mais facil encontrar farmacêuticos e biomédicos brigando com socos e tiros para trabalhar encontrando milho na merda dos outros. Ecaaaa biologo nao quer isto nao.... !!!! O unico glamour que um estudante de farmacia pode ter depois de formado, alem do mercado de merda e quando, com ajudinha do papai conseguir montar na esquina mais proxima um botiquim ou uma barraquinha de camelo pra vender cosmético e remedio generico pra pobre comprar e ainda nao pagar. Farmacêutico, biomerdicos e tudo a mesma coisa, na verdade voces sao e um bando de profissionais frustrados porque nao conseguiram passar em medicina e ainda acreditam que tem status de "dotor". Aposto que a maioria do povo se tivesse a oportunidade de escolher entre farmacia e biomedicina, a maioria faria era enfermagem que nao tem que estudar químicas I,II,III,IV...n+1, cálculo e física em sua graduação e mesmo assim conseguem ganhar o salário de um farmacêutico elevado a sétima potência. Vao se catar bando de passa fome!!!!

    ResponderExcluir
  31. Anônimo9/10/09

    O CRBio repudia o preconceito e o tom com que os Conselhos de Faramacia e Biomedicina tentam desqualificar nossa profissão e nossos profissionais.Os Conselhos de Faramacia e Biomedicina tentam desqualificar a nossa profissão e nossos profissionais.Eles recorrem a pretextos obviamente inconscientes e cometem inominável injustiça.
    A estratégia - nitidamente corporativa - além de revelar um desserviço à sociedade retrata uma disputa irracional e deselegante de reserva de mercado e espaço profissional, não possuindo contorno ideológico, mas, certamente, econômico.
    A fiscalização e orientação da profissão de biólogo, diz respeito, única e exclusivamente, aos Conselhos Regionais de Biologia do País.Portanto somente o Sistema CFBio/CRBios pode dizer em que, onde e como os biólogos podem atuar.A missão do CRBio sempre será pautada pela ética com que trata todas as demais profissões regularmente atendidas por lei, e assim, reafirmamos: não existe empecilho técnico nem legal para que biólogos, que atendam às exigências curriculares e possuam ART ou TRT expedidos pelos CRBios brasileiros, para que os biologos exerçam suas atividades na área da saúde, especialmente no âmbito das Análises Clínicas, trilhando um caminho pelo bem cuidar da vida em todas as suas manifestações.

    Isto sim e uma postura etica!!!!

    SOU BIOLOGO E TENHO ORGULHO DA MINHA PROFISSAO!!!!

    ResponderExcluir
  32. Anônimo11/10/09

    Que pena que baixaram o nível com palavras como p. e m. Falta de respeito para com o ser humano na condição de paciente, principalmente num blog desse, de biólogos. É assim que querem conquistar as Análises Clínicas? Comentários inteligentes como alguns acima eu até admiro. Mas denegrir a profissão de biomédico e de farmacêutico, também é um repúdio.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo13/10/09

    Óh coitados que estão discutindo. 1º devem ser profissionais frágeis, sem competência, e com medo de perder a vaguinha que tem no laboratório. 2º Deixem de publicas fontes da desciclopedia. O que já demostra não serem capazes de argumentação. 3º Biólogos deveriam cuidar das plantas e insetos. Já que estudos as partes fisiológicas e patológicas desses. 4º Biomédicos e Farmacêuticos estão aptos porque na sua estrutura curricular existem matérias que favorecem a sua atuação. 5º Se existem biomédicos ruins, também existem farmacêuticos, farmacêuticos-bioquímicos, biólogos, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas péssimos. Enquanto isso o Ato Médico está se pautado, e vcs aqui perdendo o tempo.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo13/10/09

    Ah, e desculpem pelos erros de concordância. Digitei diretamente e rápido. Algumas palavras foram engolidas.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo13/10/09

    Para o colega acima, vai aprender a escrever com mais concordância e regência. Além disso, o Biólogo pode sim, tão quanto o Farmacêutico e o Biomédico, atuar como RT em Análises Clínicas.

    Agora, companheiros Biólogos, ao comentar alguma coisa com algum desenformado mantenham um alto nível de conversa, que é o nível digno do Biólogo.

    ResponderExcluir
  36. Anônimo19/10/09

    Com medo de perder a vaga, ficam dizendo que Biólogos não podem atuar em laboratórios de Análises Clínicas. A profissão não importa muito, o que vale é a competência.

    Minha prima é Bióloga e trabalha em análises clínicas há sete anos!

    Tenho pena do medo de vocês!

    ResponderExcluir
  37. Anônimo26/10/09

    Todas as profissões devem ser respeitadas, por isso, comentários ríspidos devem ser pensados antes de serem colocados.
    Em relação as analises clinicas:
    Não sou biólogo ainda, mas tenho como chefes um médico e uma Bioquímica... em conversa com a Bioquímica(famacêutica), claramente ela acha que se eu quiser trabalhar em analises clínicas eu deveria fazer Farmácia, porém a formação técnica de um biólogo, já é mais que a necessária. A maioria dos biologos provavelmente nunca pensou em ataur nessas áreas, porém não é qualquer faculdade de biologia que habilita o profissional.
    O CFBio deixa bem claro que se precisa ter 9(nove) matérias específicas para o biólogo ter o direito de ser Responsável Técnico em laboratório, e ainda ter estágio de mais de 360h ou seis meses, ou dois anos na atuação em laboratório, ou seja, não é qualquer biólogo que sai por aí abrindo laboratório, tem todo o processo.
    E pra quem acha que fazer biologia é fácil, compare a relação candidato por vaga de inúmeras faculdades, na UEPG, por exemplo tanto para Farmacia como Biologia é 15/vaga na média.
    O que acontece é que acham que os biólogos vão sair contratando só biólogos. Imaginem um Laboratório com Biólogo como RT, bioquímicos e biomédicos trabalhando em conjunto, ou Biom.. com RT, tanta faz, tenho certeza que multiprofissionais se saíriam melhor do que um só com uma profissão...
    Nada impede também de se fazer pós em analises, porém o CFBio deixa claro que tem q ter as 9 matérias, e pra ser titular da especialidade a especialização tem de ter 720h...
    O Ato Médico pretendia tirar laudos de citopatologia de outros profissionais, mas o CFBM, CFF e provavelmente o CFBio devem ter se mexido para tirar isso da area privativa dos medicos... Todos se beneficiam e lá no ato médico consta a resguarda das áreas exercidas pelos Farmacêuticos, Biomédicos e Biólogos...

    Sou Técnico em Meio Ambiente e em Gestão Ambiental e futuro biólogo.

    ResponderExcluir
  38. Juliana10/11/09

    Art. 1º - Observado o currículo efetivamente realizado, o Biólogo legalmente habilitado, poderá solicitar aos Conselhos Regionais de Biologia, o Termo de Responsabilidade Técnica em Análises Clínicas, em laboratórios de Pessoa Jurídica de Direito Público ou Privado, desde que constem em seu Histórico Escolar do Curso de Graduação em História Natural, Ciências Biológicas, com habilitação em Biologia e/ou pós-graduação, analisados os conteúdos programáticos, as seguintes matérias:
    I - ANATOMIA HUMANA
    II - BIOFÍSICA
    III - BIOQUÍMICA
    IV - CITOLOGIA
    V - FISIOLOGIA HUMANA
    VI - HISTOLOGIA
    VII - IMUNOLOGIA
    VIII - MICROBIOLOGIA
    IX - PARASITOLOGIA

    (RESOLUÇÃO Nº 12, DE 19 DE JULHO DE 1993 )

    tá bom, ou quer mais? :D

    ResponderExcluir
  39. Anônimo14/11/09

    Bom, lendo tantos comentarios, a unica coisa que digo é que esse não é o caminho, sou biólogo, atuo em Análises Clinicas, acredito no simples fato de que se o Biólogo fosse tão despreparado quanto alguns biomédicos e bioquimicos dizem, o próprio mercado ja selecionaria o melhor o profisional. Lógico que o curso de Biomedicina foca de maneira mais direta as Análises Clínicas em sua grade curricular, mesmo porque a grande maioria dos alunos saem da faculdade e vão para esta área... entendo a frustação do CFBM e CRBM ao ver uma área que ja era dividida com o Bioquimicos, agora (ja faz um bom tempo na verdade) ser dividida com os Biólogos também, a principal prova da crise de identitade da biomedicina não é só no nome da profissão, ou seja, não é medico nem biólogo, mas sim sua atuação, e outra, o Farmaceutico tem suas áreas de exclusividade, o Biólogo também, e o biomédidico não, até agradeceria se algum biomédico me indicasse qualquer área que fosse, de atuação exclusiva do Biomédico... pois realmente nunca ouvi falar, então amigos, podem se acostumar, porque terão sempre que disputar mercado com outras profissões. E felizmente esses ataques do CRBM e CFBM nem sempre refletem a posição de seus profissionais, pois tenho muitos amigos biomédicos que são excelentes profissionais e pessoas de muito carater, que não caem nessa furada de ficar brigando por mercado, pois seriam os mesmos ótimo profissionais se fossem biólogos, bioquimicos ou médicos.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo14/11/09

    Resumindo, os biomédicos são os mais sacrificados nessa disputa, pq se a legislação for seguida a risca, somente os médicos, farmaceuticos bioquimicos e "biólogos" podem ser responsáveis técnicos por laboratórios, mas já houvi até do CRBIO 1, que pra nós biólogos, não nos interessa em barrar os Biomédicos como RTs., não seria ético, mas pensem se fosse ao contrário... É só ler a lei de 79 que cria as profissões q vcs irão ver:
    LEI Nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.

    Art. 2º - Sem prejuízo do exercício das mesmas atividades por outros profissionais igualmente habilitados na forma da legislação específica, o Biólogo poderá:
    I - formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem � preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos;
    II - orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do Poder Público, no âmbito de sua especialidade;
    III - realizar perícias e emitir e assinar laudos técnicos e pareceres de acordo com o currículo efetivamente realizado.

    Prestem atenção no 2° item:

    II - orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do Poder Público, no âmbito de sua especialidade;

    "Orientar e dirigir", isso não está para os biomédicos... Sou a favor das quatro profissões poderem atuar livremente, mas pelo menos olhem para as própias atribuições... Biomédicos, procurem os legisladores e façam com q deixem claro q vcs tb podem ser RTs por laboratórios, pois hoje na verdade O CFBM fica com manha, mas na verdade a legislação é falha com, não com os biólogos... Sou solidário a vcs, e façam o favor de compararem a grade de uma FACU de BIOM e outra de BIO (várias facus), vão ver q as matérias em alguns casos são praticamente as mesmas....

    ResponderExcluir
  41. Anônimo14/11/09

    ouvi sem h, desculpem!!-_-
    é na verdade:
    mas já houve declarações até do CRBIO 1, que pra nós biólogos...

    ResponderExcluir
  42. Anônimo16/11/09

    VOU CURSAR BIOLOGIA AGORA NO COMEÇO DE 2010,E PRETENDO FAZER UMA ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS, COMCORDO QUE O BIOLOGO SOMENTE COM A GRADUAÇÃO NÃO POSSA FAZER ANÁLISES CLÍNICAS MAS COM UMA PÓS, NÃO TEM COMO NEM TER DÚVIDAS O BIÓLOGO É TÃO CAPACITADO QUANTO O BIOMÉDICO E O QUE ACONTECE É QUE... O BIÓLOGO TEM MUITAS ÁREAS PARA ATUAR E OS BIOMÉDICOS A ÚNICA COISA QUE PODEM FAZER E ANÁLISES ENTÃO, COMO É A ÚNICA COISA QUE PODEM FAZER, NÃO QUEREM PERDER ISSO PARA OS BIÓLOGOS. MÁS SEM DÚVIDAS O BIÓLOGO ESPECIALIZADO COM TODA CERTEZA PODE FAZER ANÁLISES CLÍNICAS LABORATORIAIS E TAMBÉM EMITIR LAUDOS E PARECERES.


    LEANDRO SANTOS (FUTURO BIÓLOGO ANALISTA CLÍNICO)

    ResponderExcluir
  43. Anônimo16/11/09

    DESCULPEM PELO ERRO ALI NO "CONCORDO" COM "M"
    FOI ERRO DE DIGITAÇÃO...

    LEANDRO SANTOS

    ResponderExcluir
  44. Anônimo17/11/09

    Os biomédicos não fazem só Análises Clínicas, acontece que só querem fazer isso porque acham que Biomedicina faz só isso... Olhem as áreas q os Biom podem se especializar:
    CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL BIOMÉDICO

    01
    Patologia Clínica (Análises Clínicas)

    02
    Biofísica

    03
    Parasitologia

    04
    Microbiologia

    05
    Imunologia

    06
    Hematologia

    07
    Bioquímica

    08
    Banco de Sangue

    09
    Virologia

    10
    Fisiologia

    11
    Fisiologia Geral

    12
    Fisiologia Humana

    13
    Saúde Pública

    14
    Radiologia

    15
    Imagenologia

    16
    Análises Bromatológicas

    17
    Microbiologia de Alimentos

    18
    Histologia Humana

    19
    Patologia

    20
    Citologia Oncótica

    21
    Análises Ambiental

    22
    Acupuntura

    23
    Genética

    24
    Embriologia

    25
    Reprodução Humana

    26
    Biologia Molecular

    27
    Farmacologia

    28
    Psicobiologia

    29
    Informática de Saúde

    30
    Anatomia Patológica

    31
    Toxicologia

    32
    Perfusão Extra Corpórea

    33
    Sanitarista


    ou seja, fazem análises clínicas porque não querem ou porque não tem coragem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo14/1/13

      igual a farmacêuticos-bioquimicos, com a difernça que os farmacêuticos ainda tem todo o vasto campo da farmácia, industria e quimica. ah, farmaceutico não se mete com aculputura, embora possam, mas não gostam de inventar ocupação pra profissão, isso é coisa que tem que ser de médico mesmo, eles q estudam mesmo o corpo humano! acumputura , biomédico,fala sério!!!!

      Excluir
  45. Anônimo17/11/09

    de fazer outras especialidades com medo de não serem eficientes, e como tá cheio de profissionias que trabalham nas mesmas especialidades, ficam aí na justiça tentando impedir q outras profissões entrem no mercado. O dia que o curso deles for chamado Análises Clínicas (Bacharelado), e se tornarem Analista Clínico somente, talvez consigam barrar os biólogos, mas para isso, vão ter que mudar a Constituição...leis, decretos....... e Brigar com CFBIO, CRBIOs, CFF, CRFs, CFM, CRMs... e até mesmo o CFBM q não deixará de existir.

    ResponderExcluir
  46. Juliana17/11/09

    "Sou solidário a vcs, e façam o favor de compararem a grade de uma FACU de BIOM e outra de BIO (várias facus), vão ver q as matérias em alguns casos são praticamente as mesmas...."
    EXATO!
    começarei a cursar ciencias biologigas em fevereiro, e a grade é a mesma de BIOM. a msm de um curso tec. de patologia clinica...
    e biologo é sim, capacitado para trabalhar com analises clinicas.. (:

    ResponderExcluir
  47. Juliana17/11/09

    ME DESCULPEM PELO ERRO DE DIGITAÇÃO ^^ (biologigas)

    ResponderExcluir
  48. Anônimo25/11/09

    Os farmacêuticos e biomédicos perderam essa batalha, devem se preocupar com o ATO MÉDICO que tramita no senado... Pq será que eu nunca vi um médico atacar um biólogo? Deve ser pq ele sabe da capacidade do biólogo! E eu falo médico que fez medicina!

    ResponderExcluir
  49. Anônimo9/12/09

    É... Tudo isso tem um nome: "cobra-come-cobra". A verdade é que a lei decidiu está decidido. Biólogo pode atuar na área de Análises clínicas e ponto final. Não adianta espernear, chorar, xingar, fazer birra etc. Portanto, ao invés de ficar tremendo de medo e morrendo de inveja, os críticos dos Biólogos tem mais é que se capacitar e mostrar serviço! Parem de viver segundo o ditado: "quem não chora não mama!" É isso mesmo! Parem de chorar e vão estudar e trabalhar pois é disso que a sociedade precisa; de gente que mostre serviço não de chorões!!

    ResponderExcluir
  50. Anônimo9/12/09

    Ah, meu nome é José. Só pra não deixar no anonimato total. Eu sou de Taguatinga-DF. O comentário anterior é meu.

    ResponderExcluir
  51. Rogério M. Carriero (biólogo especialista em Análises Clinicas)31/1/10

    Cada profissional tem sua capacidade independente de sua graduação, tanto biologia quanto biomedicina ou farmácia, tem matérias, muito semelhantes e outras distintas, sendo óbvio que o biomédico e o farmaceutico são mais direcionados à área da saúde e, portanto, teoricamente são mais preparados para realizar análises clinicas, mas o biólogo também tem em sua grade curricular matérias que o capacitam para realizar análises clinicas, e tem uma coisa que parece que ninguém sabe, o CRbio não da termo de responsabilidade tecnica pra qualquer biólogo "cabeça de bagre", tem que comprovar experiencia na área, estagio, 2 anos de trabalho e ainda matérias especificas da graduação ou pós-graduação. Sendo assim o biólogo quando está nas análises clinicas está muito bem preparado, e não existe mais discussão. Entendo o esforço principalmente do CRBM para tirar-los dessa área, pois o CRbio de São Paulo tem mais de 50000 inscritos, contra uns 15000 do CRBM, e lembrando que mais de 90% dos Biomédicos que saem da faculdade vão para as análises clinicas, é logico que eles não vão gostar nada dessa história de cada vez mais biólogos irem também para essa área. É a famosa defesa de mercado, super comum entre vários conselhos de classe, e que o governo ja esta careca de conhecer e nem da mais moral. Quanto a dizer que um profissional é melhor que outro, vai depender de muitos fatores, ou vocês acham que da pra comparar um biólogo da area molecular da UNICAMP com um biomédico ou farmaceutico da Uniesquina? sem contar que vários biólogos são chefes e coordenadores de grandes laboratórios de análises clinicas. Quando um biomédico tenta tirar o biólogo das análises clinicas é com ums mexicano tentando tirar um cubano dos EUA, ambos entraram depois em uma área que não era deles, nas análises clinicas esse campo era do médico, depois o farmaceutico e muito depois veio o biomédico que também enfrentou resistencia e até hoje em alguns lugares existe preconceito de farmaceutico com biomédico, mas agora os dois conselhos "pagam" de amiguinhos contra o Crbio. Falta do que fazer com o dinheiro da anuidade dos seus profissionais? Mas é isso ai, enquando o pessoal morre nas filas dos hospitais o CRBM e o CRF lutam para que menos profissionais possam atuar na área na área da saúde. Muito obrigado CRBM, CFBM, CRF e CFF, vocês estão mostrando porque a saúde do Brasil é essa MERDA.

    ResponderExcluir
  52. Rogério M. Carriero31/1/10

    Continuando.
    Mas quero lembrar também que a opião de CRBM e CRF não reflete a opinião de todos seus profissionais incritos, pois tenho amigos biomédico e farmaceuticos que são contra essa "furada" de disputas judiciais entre os conselhos, e eu mesmo só tive oportunidade nesta área por causa destes profissionais. Quero deixar bem claro que respeito muito os biomédicos e farmaceuticos, mas não tem como aprovar as atitudes de seus respectivos conselhos de classe.
    Bom trabalho à todos.

    ResponderExcluir
  53. Anônimo3/2/10

    Fernando:
    Se um biomédico e um farmacêutico quisesse realmente saber sobre se o biólogo pudesse fazer AC, eles pelo menos leriam as leis que norteiam o assunto. Inclusive alegam que os biólogos estudam por exemplo Anatomia Animal e não a humana, por isso não saberiam fazer AC... Por acaso o farmacêutico e o biomédico fizeram Anatomia de Cachorro ou Vaca (Animais) pra fazer AC de animais de pequeno e grande porte?! Resposta: Não. Eles baixaram um resolução para regulamentar... Ou seja, vc (biólogo) não pode pq não estuda o ser humano, mas eu (Biom, Farm) que estudo o ser humano possso, pq Eu sempre posso mais!!!!
    É hipocresia!

    ResponderExcluir
  54. Anônimo15/2/10

    a grade do curso de biologia é enorme e da sim capacidade , é claro q a biomedicina e a farmacia é mais direcionada mas isso nao tira o merito dos biologos, o unico problema é q a biologia esta com essa má fama por causa do nivel de algumas faculdades , como o curso de bio é mas facilmente implantado varias faculdades sem nivel para o mesmo o tem . Mas dando o exemplo , vou começar a cursar bio esse ano e meu curso tem duração de 5 anos integral , vou ficar na faculdade o mesmo tanto que um medico ou um farmaceutico .

    ResponderExcluir
  55. Anônimo6/5/10

    Mas afinal, um biologo com expecializaçao em analise clinica pode ou nao assinar os laudos???

    ResponderExcluir
  56. Anônimo13/5/10

    "Especialização" não é o necessário... e sim as matérias que são cursadas na graduação, e / ou tb na especialização. Veja a RESOLUÇÃO Nº 12, DE 19 DE JULHO DE 1993 que Dispõe sobre a regulamentação para a concessão de Termo de Responsabilidade Técnica em Análises Clínicas e dá outras providências.
    Fonte: http://cfbio.gov.br/legislacao.php#

    ResponderExcluir
  57. Anônimo13/5/10

    É só ver isso:
    http://cfbio.gov.br/legislacao.php#
    RESOLUÇÃO Nº 12, DE 19 DE JULHO DE 1993
    Dispõe sobre a regulamentação para a concessão de Termo de Responsabilidade Técnica em Análises Clínicas e dá outras providências.

    ResponderExcluir
  58. Anônimo3/6/10

    sou biólogo e trabalho em laboratório de análises clinicias, sendo o responsável pelo setor...portanto...sou mais que um simples e modesto farmaceutico bioquimico como estes que estão brigando por não terem competencia e inteligência para atuar em sua área.....Fazer o que né!!!!!!

    ResponderExcluir
  59. Anônimo4/7/10

    sou universitario de biologia ,e defendo sim o biologo poder fazer análises clinicas, pois nossa grade e bem ampla , e defendo tanbem esigir de farmaceuticos primeiro saber pra que serve metronidazol para depois fazer ezames de fezes !

    ResponderExcluir
  60. Anônimo19/8/10

    Bom, não existe necessidade pra tanta briga, o que significa assinar um simples laudo de exame de fezes, urina, sangue, uma glicemia.. Para os farmacêuticos existe áreas muito mais interessante dentro da própria área de farmacologia antibióticos que a cada dia as bactérias se tornam resistentes a esses compostos. E os Biomédicos que poderiam atuar não apenas em análises clinicas, mas nos mecanismos de doenças, novos métodos para facilitar diagnósticos de doenças. Por que tanta briga para assinar simplesmente um resultado de exame? Sou biólogo e técnico em Laboratório a sociedade espera de todos Biólogos, farmacêuticos e Biomédicos respostas para os nossos problemas, cura da AIDS, uma vacina para a malária, cura para a Hepatite C, melhoria da qualidade do ar preservação dos manaciais de água doce, o aquecimento global. Então, vamos trabalhar e parar de discutir quem vai assinar um mero resultado de exame.

    ResponderExcluir
  61. Anônimo31/8/10

    Se fossemos seguir o pensamento da massa populacional os farmacéuticos só atuariam na produção de fármacos, biomédicos nas análises clínicas e biólogos cuidando de bichinhos...O que resumiria três cursos maravilhosos em uma única tarefa. Curso Biologia - Bacharelado e um amigo meu cursa Biomedicina, muitas das nossas disciplinas são as mesmas (bioquímica, citogenética, hereditariedade...), o que difere é que o curso dele de fato dura três anos, o quarto é mais para estágio, o curso de biologia dura quatro anos exatamente (e ainda é pouco)...Acredito que o biomédico é apto para atuar nas análises clínicas por excelência, mas nós biólogos também podemos atuar nessa àrea, até mais ampla, pra quem gosta de primatas e animais em geral pode atuar nas AC desses organismos (Como no Instituto Nacional de primatas - Pará)

    Futura Bióloga!!

    ResponderExcluir
  62. Fabiana14/9/10

    Tenho a plena conviccção que os Biólogos assim como os biomédicos podem e devem atuar na área de análises clínicas!!!
    Tanto é que os Biólogos são mais capacitados em fazer análises clínicas por saber:ZOOLOGIA,,BOTÂNICA,
    ECOLOGIA, entre outros....são matérias que biomédico não estuda!!!!!
    como disse nosso amigo.....tem muito biomédico ganhando como Técnico e muito Técnico colocando muitos biomédicos no BOLSO!!!!!

    ResponderExcluir
  63. Anônimo15/10/10

    Dificil comentar sobre tudo que já foi escrito aqui, mas em primeiro lugar não se ganha espaço no mercado de trabalho desmerecendo outros. Acho que todos que cursão materias de ciencias biologicas e saude conhecem um pouco sobre analises-clinicas, mas conhecer um pouco não é suficiente. É preciso um conhecimento mais aprofundado para realisa-las e muito maior ainda para interpreta-lás. entao, desde que, os cursos de biologia satisfaçam essa pequena expectativa(em graduação ou pos-graduação) não vejo problemas em ve-los competir por esse mercado de trabalho. Sou biomédico e além de ter um curso com Gerais em saúde tive, também, matérias especificas direcionadas a analises clínicas e, como exigencia a ser diplomado tive que cumprir 1 ano de estagio supervisionado em laboratório clinico tendo que somar no mínimo 800 horas,nessa ainda exigido que tivesse no minimo 5 setores basicos do laboratorio clinico.

    ResponderExcluir
  64. Anônimo23/12/10

    Isso é MEDO da concorrÊncia!!! Esses biomédicos e farmacêuticos... hehehee

    ResponderExcluir
  65. Anônimo2/11/12

    Estou me formando em Biologia e já estou em estágio no setor de Parasitologia, no Laboratório de Análises Clínicas da faculdade. Mas irei fazer uma pós, pois a minha faculdade não oferece na sua grade curricular, disciplinas como patologia, e outras na área clínica, sendo assim fica inviável atuar nas análises clínicas. Mas algumas faculdades oferecem tais disciplinas específicas, que garantem o profissionalismo e a capacidade de atuar em tal área. O meu orientador de estágio é um farmacêutico, e nunca vi pessoa mais maravilhosa que tem me acolhido, e me incentivado, apesar de ser bióloga. Se todos os farmacêuticos fossem como ele, esses brigas sobre o domínio das análises clínicas, nunca existiria.

    ResponderExcluir
  66. Anônimo14/1/13

    Bom seria saber se vc entendem que relação ha entre os laudos que são emitidos e os motivos pelos quais dão resultados alterados. Não sabem nada sobre alterações provacadas por medicamentos. São profissionais incompletos!!! Como podem querer atuar em laboratorios clinicos e hospitalares ou em qualquer laboratorio de análise clinica? são infelizmente analfabetos funcionais no campo análises clinicas. Identificar parasitos em fezes, ler uma lamina qualquer tecnico sabe. entender as relações entre o que se ver e o paciente é outra historia, fazer parte da equipe multiprofissional é que tem importacia na análise, ouvir o problema e saber qual exame deve ser feito, os médicos chamam o profissional da análise clinica pra isso, biólogo tem preparo pra isso? será um profissional marginalizado na análise clinica, não por sua culpa, mas por sua grade curricular. o trabalho de vcs é tecnico não de análise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo20/1/13

      /\
      ||

      Conta pra sua mãeee, Kikoooo!

      Excluir
  67. Anônimo1/2/13

    sou biologo e trabalho no setor de hematologia, tenho pos graduação em analises clinicas e fui aceito no programa de mestrado em patologia da ufmg, portanto biologos podem sim atuar em analises clinicas.

    ResponderExcluir
  68. Anônimo16/2/13

    Também sou biólogo e pós-graduado em Análises Clínicas, trabalho em laboratório de Análises Clínicas há mais de 12 anos, assim como sou prof. de URINÁLISES e PARASITOLOGIA BÁSICA E P. CLÍNICA em um curso de farmácia. Na urinálise por ex. começo a disciplina com a anatomia e fisiologia renal, vou até a sedimentoscopia segundo a ABNT e conheço não posso dizer todos, mas alguns fármacos que interferem no resultado do exame de urina e outros interferentes. Pergunto aos outros profissionais: Por quê posso participar da formação de "futuros profissionais" e não posso atuar na atividade laboratorial se tenho capacidade e competência? NENHUM SER HUMANO É DONO ABSOLUTO DO CONHECIMENTO. Colegas biólogos estudem e atuem nos campos das análises clínicas, pois você pode ser tão ou até mais competentes que muitos desses profissionais que nos ignoram.

    ResponderExcluir
  69. Idem! Hematologia e Microbiologia eu digo isso é papo de bacharel e não de pós graduado rsrsrsrs suba um degrau e conversamos.

    ResponderExcluir
  70. Os biomédicos não tem credibilidade nenhuma pra falar nada, entraram na área de diagnóstico por imagem com apenas um semestre dessa disciplina na grade, ou seja, sua qualificação para tal nem se compara a um técnico ou tecnólogo em radiologia que estudam de 2 a 3 anos para isso, então apelaram e se sujeitaram trabalhar 36h semanais e não 24h ganhando o mesmo salário, e abrindo mão de muitos direitos para se sobressair e com isso os profissionais que realmente são qualificados para atuar na área estão com dificuldades para arrumar emprego, pq claro que será mais vantajoso para as empresas contratar os biomédicos "apeloes". Agora quando a temática é biólogos em análises clínicas são os primeiros a chiar pq sentem-se os donos da p**ra toda.

    ResponderExcluir
  71. Anônimo17/9/22

    Kkk Cursei Biomedicina e tranquei, hoje faço Ciências Biológicas e digo o Biólogo é mais capacitado para atuar em analises clinicas do que vcs Biomédicos, vcs entraram no jogo agr, tenho práticas de laboratório o tempo todo.
    Ah, nós estudamos todas as formas de vida, e isso nos possibilita a atuação em várias áreas.
    Então caladinho seus Burros

    ResponderExcluir