Social Bar

PRÊMIO EXPRESSÃO DE ECOLOGIA, A MAIOR PREMIAÇÃO AMBIENTAL DO SUL

PRÊMIO EXPRESSÃO DE ECOLOGIA, A MAIOR PREMIAÇÃO AMBIENTAL DO SUL

REGULAMENTO HTML - REGULAMENTO WORD - REGULAMENTO PDF - INSCREVA SEU PROJETO

Enquanto a gestão ambiental do país atravessa um de seus momentos mais delicados, com a greve do Ibama motivada pelo descontentamento dos servidores em relação à nova estrutura proposta para o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Dia Mundial do Meio Ambiente, hoje (5/6), é festejado em todo o país com atividades que têm em comum a busca pela conscientização ambiental.

Muitas empresas e instituições têm desenvolvido essa consciência e implantado medidas práticas que diminuem os impactos ambientais do aquecimento global. Com objetivo de incentivar essas medidas, no período de 5 de junho a 30 de agosto estarão abertas as inscrições para o 15º Prêmio Expressão de Ecologia. As inscrições são gratuitas e o Anuário Expressão de Ecologia com os cases vencedores da premiação circulará no mês de novembro.

Considerada a maior premiação ambiental para a área empresarial do Sul do país pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Prêmio Expressão de Ecologia desde a sua criação, em 1993, tem disseminado o conceito do desenvolvimento sustentável com mais força na sociedade.

O desenvolvimento sustentável é uma das respostas de empresas catarinenses para os impactos ambientais provocados pelo aquecimento global. A Celulose Irani, vencedora da edição 2006 do Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Conservação dos Insumos de Produção, implantou o projeto de substituição da queima de óleo nas caldeiras por um sistema de queima de resíduos de madeira.

A empresa, fabricante de papel e celulose de Vargem Bonita (SC) consagrou-se como a primeira do Brasil e a segunda do mundo no segmento de celulose e papel a receber créditos de carbono. Os créditos de carbono são bônus cedidos às empresas por agências de proteção ambiental, que permitem a emissão de uma certa quantidade de gases poluentes proporcionais às práticas de conservação ambiental. O case da Celulose Irani é um exemplo de trabalho que o Prêmio Expressão de Ecologia tem intenção de incentivar.

Em 2002, um levantamento da Confederação Nacional das Indústrias apontou que mais de 85% das empresas brasileiras adotavam algum tipo de procedimento de gestão ambiental. Além disso, o Brasil foi o primeiro país da América Latina a ultrapassar a marca de 100 empresas certificadas com o ISO 14001, de meio ambiente.

A última pesquisa da ISO, realizada em 2005, apontou que o Brasil possuía 2.061 certificações 14001. Com 118 certificados, a região Sul é a segunda do país em número de certificações.

Contudo, o Brasil é o quarto maior emissor de gases do efeito estufa no planeta, tento como principal fator implicador - cerca de 75% - o uso e ocupação do solo, e fundamentalmente o desmatamento da Amazônia. Esse e outros dados estão contidos no Pacto de Ação em Defesa do Clima, assinado no último dia 24 de abril, pelo Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Cebds) e por entidades ambientalistas.

Por isso não deixe de inscrever sua empresa ou instituição no 15º Prêmio Expressão de Ecologia. Participe!

Mais informações:
site:
www.expressao.com.br/ecologia
email:
premio.ecologia@expressao.com.br
fone: (48) 3222-9000, ramal 204.

Nenhum comentário:

Postar um comentário