Social Bar

Resíduos gerados no Combio receberão atenção especial


O material usado na montagem do II Congresso Mineiro da Biodiversidade - Combio - como banners, carpetes e madeiras, terão destino certo após o evento. Todo esse resíduo será doado para instituições que realizam trabalhos com comunidades carentes. É o que propõe os gestores do Programa Ambientação, ligado à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e responsáveis em dar o tratamento para os resíduos gerados durante o Combio. “Queremos que esse seja um evento ecologicamente correto”, enfatiza a coordenadora do programa, Mirian Cristina Dias Baggio.

Os resíduos gerados com a desmontagem, ainda de acordo com Mirian Cristina, “geralmente são jogados diretamente no aterro sanitário, prejudicando o meio ambiente. Vamos doá-los para que sejam reaproveitados beneficiando comunidades carentes”, garante.

O carpete já tem destino definido. Após a realização do II Combio, será doado ao Instituto Reciclar T3, localizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte. “Parte do material será destinado para pesquisas. A outra parte para o benefício da própria comunidade, sendo usado para adequação dos espaços físicos desses moradores”, explica Mirian.

Cerca de 150 kits de lixeiras serão disponibilizados em todo o espaço do Expominas para a coleta seletiva. O material recolhido será destinado a uma associação de catadores. Segundo Ricardo Botelho, gestor do programa, será montado um esquema para recolhimento dos resíduos potencialmente recicláveis, como papel e plástico, em todos os ambientes do evento. Ao final da programação diária, esse material será pesado e doado.

Ainda de acordo com Ricardo Botelho, a equipe que vai lidar com o recolhimento desses resíduos receberá treinamento especial. “A idéia é que o material fique separado até o momento da doação. Haverá um gerenciamento de todo o processo, trabalhando a qualidade no recolhimento até a saída do resíduo”. A quantidade de resíduo que será recolhida ainda não foi calculada pelos gestores.

Fonte: .:: II COMBIO 2008 ::.

Nenhum comentário:

Postar um comentário