Social Bar

e-Bio nº144 (Edição Especial Manifesto em BH contra o Ato Médico)

                              

 

 03 de março de 2010 nº144 (Edição Especial Manifesto em BH contra o Ato Médico)
 

evento Manifesto em BH contra o Ato Médico  
 

No próximo dia 09 de março (terça-feira), seguindo agenda nacional, Conselhos da área da Saúde (Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia), bem como os Sindicatos, Associações e estudantes dessas categorias, estarão se unindo contra o Ato Médico.

As atividades na capital mineira acontecem no centro da cidade, na Praça 7, a partir das 11h30.

Os Conselhos e o Movimento Sindical se posicionam contrários ao texto do PL 7703/06 aprovado recentemente. O PL, ao delegar ao médico funções que hoje são exercidas por outros profissionais preparados em suas respectivas áreas, nega a abordagem holística do paciente enquanto ser humano integral. 

É um retrocesso na atenção primária, no âmbito da promoção e da proteção à saúde, que exigem a atuação multiprofissional. Submete toda a conduta terapêutica à visão de um único profissional, aumenta os custos do tratamento e pode provocar descontinuidade ou atrasos no início da terapia, com sérios prejuízos para a população. O SUS sofrerá enorme impacto, ao centralizar as ações de saúde somente na doença.

Neste sentido, os conselhos e entidades de classe entendem que o atual texto do PL 7703/2006 afronta não somente as profissões não médicas da saúde, mas também a saúde como um todo, a educação e o desenvolvimento social e econômico do nosso país, posto que, por exemplo, o Sistema Único de Saúde, a partir dos seus princípios de integralidade, acessibilidade e universalidade não seriam atendidos em sua plenitude pelo referido projeto de lei, uma vez que o mesmo centraliza praticamente todo o acesso à saúde por parte da população brasileira ao profissional médico.

O Manifesto visa justamente chamar a atenção da sociedade para as consequências negativas para as profissões da área da saúde e para a população, que é usuária de hospitais, clínicas e planos de saúde. Pede-se que os manifestantes venham de branco, caso seja possível.

Serviço

Mobilização contra o Ato Médico
Dia: 09 de março de 2010 (terça-feira)
Local: Praça Sete – quarteirão fechado entre Av. Afonso Pena e Tamoios. Centro de Belo Horizonte
Horários: a partir das 11h30


Assessoria de Comunicação CRBio-04 

Participe do blog: www.bionarede.blogspot.com

Acesse o site: www.crbio04.gov.br 
Visite o Twitter: www.twitter.com/CRBio04

Se você não desejar mais receber este informativo, responda o e-mail com a frase "Não quero receber mais o e-Bio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário