Vereadora Luzia Ferreira - Destaque Especial
A vereadora Luzia Ferreira é a primeira mulher a exercer a presidência do Legislativo da capital mineira.
Luzia Maria Ferreira se formou em Ciências Biológicas pela UFMG em 1979. Ela iniciou sua trajetória política no movimento estudantil na luta de resistência ao regime militar. Foi secretária da União Estudantil Divinopolitana, presidente do Diretório Acadêmico do Instituto de Ciências Biológicas e participou da reorganização da União Nacional dos Estudantes, a UNE, no final da década de 70. Em 1979, iniciou sua carreira no magistério, como professora de Ciências no Colégio Vera Cruz, destacando-se na primeira greve dos professores da rede municipal e particular após o golpe de 1964. Em 2004, Luzia se candidatou pela primeira vez e foi eleita vereadora por Belo Horizonte. No primeiro mandato, exerceu as funções de membro das comissões do Meio Ambiente e Política Urbana e da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas. Dentre as principais leis originadas de seus projetos destacam-se: Criação do Parque Linear da Avenida José Cândido da Silveira, Implantação de Usina de Reciclagem para Reutilização de Entulhos de Construção Civil em Obras Públicas, Uso Obrigatório de Biodiesel na Frota Própria e Terceirizada da PBH, Reaproveitamento do Óleo Usado de Cozinha.
Professor Doutor José Rabelo de Freitas - Meio Ambiente
O Professor Doutor José Rabelo de Freitas tem um inegável valor como educador e formador de toda uma geração importante de ecólogos do Brasil. Ele fez parte da primeira geração de Doutores em Ecologia da UFMG.
José Rabelo de Freitas se formou em História Natural pela UFMG no ano de 1956. Em 1973, terminou seu doutorado em Ecologia. Sua carreira acadêmica como professor da UFMG sempre foi voltada para pesquisas em Malacologia, particularmente em estudos focados na ecologia dos planorbídeos, moluscos hospedeiros dos agentes causadores da esquistossomose. Suas pesquisas foram voltadas para a resolução de problemas ambientais de ordem prática. Nas décadas de 60 e 70 foi um dos pioneiros no Brasil a reconhecer a importância da relação Empresa-Universidade, período em que havia uma aversão do mundo acadêmico a um trabalho mais próximo do mundo privado. Vários de seus ex-alunos estão atualmente espalhados pelo Brasil em institutos e empresas de grande renome nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário