Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link

22 de novembro de 2012

A elaboração de um projeto de lei que trate da fixação de um piso salarial para os biólogos foi defendida no dia 14 de novembro, em audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. A proposta, do deputado Carlos Pimenta (PDT), recebeu apoio dos parlamentares presentes, entre os quais a presidente da comissão, deputada Rosângela Reis (PV), que se comprometeu a solicitar à assessoria técnica da Casa um estudo sobre o assunto. A reunião foi convocada a requerimento do deputado Délio Malheiros (PV), com a finalidade de conhecer e discutir as pretensões profissionais dos biólogos que atuam no Estado, especialmente quanto à criação de um piso salarial para a categoria. Representantes das diversas entidades de classe denunciaram o baixo nível de remuneração e reivindicaram a valorização dos profissionais no serviço público e na iniciativa privada. No Brasil, a profissão de biólogo foi regulamentada em 1979, mas não tem piso salarial fixado por lei. Em Minas Gerais, existem aproximadamente 10 mil biólogos profissionais. "Acreditamos que exista em Minas Gerais espaço para a fixação de um salário--mínimo dos biólogos", disse o vice-presidente do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região, Jefferson Ribeiro da Silva. Ele citou o exemplo do Rio de Janeiro, que recentemente aprovou lei com fixação de piso salarial para diversas categorias de nível superior, entre as quais a de biólogo. Com o objetivo de "dar o primeiro passo na discussão", o diretor do Sind-Saúde, Felipe Iani, sugeriu o valor do salário-mínimo calculado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que é hoje de R$ 2.614. De acordo com a proposta, essa remuneração seria destinada ao biólogo júnior. Para o biólogo pleno, o diretor sindical defende seis salários-mínimos. Segundo o deputado Délio Malheiros, no mundo atual, em que a profissão de biólogo é muito requisitada, não se justifica que esses profissionais recebam baixos salários. Para a deputada Rosângela Reis, é preciso buscar alternativas para a valorização da categoria, que contribui para a preservação da vida no planeta. Carlos Pimenta defendeu a valorização dos profissionais de Biologia também dentro do sistema público de saúde. Bióloga de formação, a deputada Luzia Ferreira destacou que a profissão, hoje, ganhou novo status com a discussão ambiental, ecológica e genética. A TV Assembleia fez uma matéria sobre a audiência pública que discutiu a regulamentação salarial dos biólogos no Estado. Para visualiza-la, clique no link: http://migre.me/bWHDs . (Fonte: Assembleia Informa)

O I Brazilian Microbiome Project Meeting será realizado no dia 07 de dezembro de 2012, no Auditório do BIOAGRO da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. O evento visa a discussão dos objetivos e metas para o Brazilian Microbiome Project (BMP), esforço para criação de um Consórcio e Banco de Dados metagenômicos nacional. Mais informações: http://brmicrobiome.org .

A Ponto Terra (http://pontoterra.org.br/) promoverá, no dia 30 de novembro (sexta-feira), o Seminário 3 faunas. O evento terá palestras sobre criação de animais silvestres e exóticos, comercialização de animais domésticos e criação de animais domésticos em condomínio. As inscrições são gratuitas, devem ser realizadas separadamente para cada painel e as vagas são limitadas. O Seminário acontecerá no auditório da Fundamig, na rua dos Goitacazes, 71, 8º andar, Centro, Belo Horizonte. Para mais informações, ligue no número (31) 3275-3929 ou envie e-mail para pontoterra@pontoterra.org.br .

A Editora Bernoulli (www.bernoulli.com.br/site/editora/Default.aspx), localiza em Belo Horizonte (MG), está selecionando redatores para trabalharem no começo de 2013. Biólogos podem enviar currículo até o dia 07 de dezembro para wellington@bernoulli.com.br . O trabalho será de redator, fazendo a leitura crítica do material, algumas alterações no texto e dando sugestões de imagens. A remuneração do cargo não foi informada.

O concurso público da Prefeitura de Sabará (MG) tem o objetivo de admitir pessoal mediante regime estatutário da cidade. O cargo Biólogo possui 01 vaga em aberto. O vencimento é de R$1.512,89 e a carga semanal de trabalho é de 30 horas. É possível se inscrever entre os dias 30 de novembro de 2012 e 02 de janeiro de 2013. A prova objetiva está pré-agendada para os dias 16 e 17 de fevereiro de 2013, em locais e horários a serem divulgados dia 04 de fevereiro de 2013. Informações e inscrições: www.seapconcursos.com.br .

Encontram-se abertas as inscrições para o concurso público da UNESP - Universidade Estadual Paulista, que irá contratar Pesquisador II sob a égide do Regime Celetista (CLT). O edital 156/2012 apresenta uma vaga de emprego, a qual suprirá a falta de Pesquisador II no Departamento de Biologia do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Para entrar na concorrência pela vaga, os profissionais deverão ter disponibilidade de lecionar no Campus de São José do Rio Preto. É necessário o candidato ser portador do título de Doutor. A ficha de inscrição permanecerá disponível para preenchimento até o dia 17 de dezembro de 2012, na Seção Técnica de Comunicações do IBILCE (Rua Cristóvão Colombo, nº. 2265, Jardim Nazareth, São José do Rio Preto-SP), das 09h às 11h e das 14h às 16h. As inscrições também poderão ser realizadas por SEDEX. Mais informações: http://migre.me/bpPHK .




O IFAR acaba de lançar cursos preparatórios para os concursos públicos do IBAMA (http://migre.me/bWKaE), DNIT (http://migre.me/bWK0j) e SAEB – BA (http://migre.me/bWJru). O curso preparatório para o IBAMA é presencial, em Brasília (DF), mas também poderá ser feito à distância. O IFAR ainda está com matrículas abertas para cursos EAD destinados a candidatos que farão o concurso do DNIT - área Ambiental e o concurso da SAEB – BA, Secretaria da Administração do Estado da Bahia. Mais informações: (61) 3274-7777 / (61) 3224-6932, pelo site: ifar.virtual.org.br ou pelo e-mail vitorprofessor@yahoo.com.br .

Legislação Ambiental é o próximo curso oferecido pelo IETEC, entre os dias 05 e 07 de dezembro. O objetivo é apresentar aos participantes uma visão geral da estrutura do sistema nacional e estadual de meio ambiente, além de apresentar e discutir os principais instrumentos da política ambiental bem como sua aplicação nos empreendimentos. Poderão participar profissionais que atuam na área de meio ambiente e que necessitam aprofundar os seus conhecimentos sobre a legislação ambiental brasileira e mineira. O curso acontecerá das 8h30 às 17h30, na sede do IETEC (Rua Tomé de Souza, 1065, Savassi, Belo Horizonte - MG). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3223-6251 e (31) 3116-1000, e pelo e-mail cursos@ietec.com.br .


Em 2007, o CRBio04 apoiou o lançamento do livro Unidades de Conservação no Brasil: da República à gestão de Classe Mundial. A publicação foi escrita com extremo rigor técnico e científico pelo biólogo Marcos Antônio Reis Araujo. Em 2012, o livro foi atualizado e ampliado sendo lançado com o nome "Unidades de Conservação no Brasil: o caminho da gestão para resultados", tendo como organizador o Núcleo para Excelência em Unidades de Conservação (NEXUCs), do qual o biólogo Marcos foi um dos fundadores e membro ativo da equipe até julho de 2012. Para facilitar a aquisição de material tão valioso para biólogos, que atuam nos mais distintos campos das ciências ambientais, a editora decidiu dar desconto de 30% para todos os que adquirirem o livro através do link: http://www.livrariarima.com.br/Default.asp?Menu=ProdutoDetalhes&ProdutoID=2333413 .
Acesse o site: www.crbio04.gov.br
Visite o blog: www.bionarede.blogspot.com
Siga pelo Twitter: www.twitter.com/CRBio04
Nenhum comentário:
Postar um comentário