Social Bar

Newsletter CRBio-01-27/05/2015

NEWSLETTER CRBIO-01 - 27/05/2015


VI Simpósio de Restauração Ecológica
VI Simpósio de Restauração EcológicaData: 09 a 13 de novembro de 2015
Realização: Instituto de Botânica
Local: São Paulo (SP)
Informações: www.ibot.sp.gov.br


20º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais
20º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais7º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas
Data:  07 a 11 de setembro de 2015
Realização: Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz” (ESALQ)
Local: ESALQ, Piracicaba (SP)
Informações: www.cbfpo.net.br/


III Congresso Brasileiro de Fitossanidade
III Congresso Brasileiro de FitossanidadeData: 19 a 21 de agosto de 2015
Os trabalhos serão aceitos até 20 de maio de 2015
Realização: Departamento de Fitossanidade do Câmpus de Jaboticabal da UNESP
Local: Centro de Convenções do Hotel Majestic em Águas de Lindóia, SP
Informações: http://www.fcav.unesp.br/conbraf
http://conbrafiii.wix.com/conbraf2015



VIII Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil
VIII Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil

VII Simpósio Nacional sobre Cogumelos Comestíveis
Data: 18 a 22 de agosto de 2015
Realização: Universidade de Sorocaba e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
Local: Sorocaba (SP)
Informações: www.uniso.br/hs/sicog




V Simpósio Brasileiro de Acarologia
V Simpósio Brasileiro de AcarologiaData: 21 a 24 de julho de 2015
Realização: UNESP
Local: São José do Rio Preto (SP)
Informações: www.sibac.net.br/


67ª Reunião Anual da SBPC
67ª Reunião Anual da SBPCData: 12 a 18 de julho de 2015
Realização: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Local: Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos (SP)
Informações: www.sbpcnet.org.br/saocarlos/home/


Curso de Perícia Ambiental em Cuiabá/MT
Curso de Perícia Ambiental em Cuiabá/MT

Datas: 19 e 20 de Junho de 2015 (sexta-feira e sábado)
Horários do curso: Das 08:00 h às 12:00 h e das 13:30 h às 18:00 h
Local: Paiaguás Hotel - Av. Historiador Rubens Mendonça, 1718, Bosque da Saúde.
Carga Horária: 20 Horas/aula

Inscrições pelo site www.maxiambiental.com
Informações pelo e-mail cursos@maxiambiental.com




Exposição Água – a vida corre por ela
Exposição Água – a vida corre por ela

O Jardim Botânico de São Paulo nas comemorações da Semana do Meio Ambiente apresenta a Exposição “Água – a vida corre por ela” de   02 de junho a 31 de dezembro, sob a curadoria do Núcleo de Pesquisa em Educação para Conservação e do Núcleo de Pesquisa em Ecologia do Instituto de Botânica, órgão pertencente à Secretaria do Meio Ambiente – SMA.

Sobre a exposição
A mostra é composta por 14 painéis contendo fotos e textos que abordam aspectos como a origem da água; razão porque é considerada uma substância única; sua disponibilidade e dinâmica no planeta e sua importância na manutenção da vida e da biodiversidade; o papel da água nas transformações da humanidade e no seu desenvolvimento cultural e econômico, além da crise da água, suas consequências e os desafios a serem enfrentados a partir deste século e as ações que contribuam para o uso consciente deste recurso e a necessidade de uma nova ética para água.

Jardim Botânico de São Paulo
O Jardim Botânico de São Paulo está inserido no PEFI – Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, unidade de conservação que abriga o 3º maior remanescente de Mata Atlântica totalmente inserida em área urbana do Município de São Paulo. Esta Unidade de Conservação abriga área de manancial, que apresenta várias nascentes formadas pelo afloramento de lençol freático, parte delas formadora do histórico riacho do Ipiranga. É responsável por importantes serviços ambientais relacionados à amenização do clima de seu entorno, ao controle de cheias na bacia do riacho Ipiranga e à grande beleza cênica, muito necessária e valorizada em centros urbanos.

Jardim Botânico de São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9:00 às 17:00hs
Ingresso: R$2,50 estudante e pessoas acima de 60 anos
R$ 5,00 adulto
Endereço:  Av.Miguel Estefano, 3031 - Água Funda

www.ibot.sp.gov.br




4º Concurso de Fotografias do CRBio-01
4º Concurso de Fotografias do CRBio-01

As inscrições para o 4º Concurso de Fotografias do CRBio-01, uma das atividades programadas para o 22º ConBio, foram encerradas no dia 22 de maio. As 10 melhores serão selecionadas e expostas durante o evento. A Comissão Organizadora agradece a participação de vocês! Até Cuiabá! Foto: José Sabino/Natureza em Foco




Publicações internacionais sobre biodiversidade ganham acesso livre
Publicações internacionais sobre biodiversidade ganham acesso livre

As coleções de livros e outras publicações em papel pertencentes às bibliotecas das principais instituições de pesquisa no mundo – incluindo as do Brasil –, com acervos relevantes sobre biodiversidade, estão sendo digitalizadas e disponibilizadas para acesso livre na internet por meio do consórcio internacional de bibliotecas botânicas e de história natural Biodiversity Heritage Library (BHL).
Lançada em 2006, nos Estados Unidos, com o objetivo de tornar a literatura mundial sobre biodiversidade disponível por meio do acesso aberto e facilitar seu uso em projetos de pesquisa e outros fins, a iniciativa evoluiu e resultou na criação da rede global da BHL (gBHL), com a participação da África do Sul, Austrália, China, Egito, Estados Unidos e Europa. O Brasil integra a iniciativa por meio da rede BHL-SciELO.
Liderada pelo programa SciELO, da FAPESP, a rede envolve o programa BIOTA, também da Fundação, além da Sociedade Brasileira de Zoologia e os sistemas de informação e coleções de bibliotecas das Fundações Zoobotânica (FZB), Biblioteca Nacional (FBN) e Oswaldo Cruz (Fiocruz); Institutos Butantan, de Botânica do Estado de São Paulo (Ibot) e de Pesquisas da Amazônia (Ipam); Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ); museus Nacional, Paraense Emilio Goeldi e de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZ-USP); e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Fonte: Agência FAPESP




Erradicação da malária é tema de Escola São Paulo de Ciência Avançada
Erradicação da malária é tema de Escola São Paulo de Ciência Avançada

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) seleciona, até 31 de maio, alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado brasileiros e estrangeiros para a Escola São Paulo de Ciência Avançada para a Erradicação da Malária, que será realizada em São Paulo (SP) de 22 de setembro a 2 de outubro.
O evento é organizado no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), modalidade de apoio da FAPESP
Para Marcelo Urbano Ferreira, chefe do Departamento de Parasitologia do ICB e coordenador do evento, trata-se de uma oportunidade reaberta para o Brasil, que praticamente erradicou a malária entre os anos 1950 e 1960, mas tornou a ter sua população vitimada pela doença nas décadas seguintes.
“Ao final da década de 1960, a malária havia desaparecido de praticamente todo o território nacional. Menos de 10% da população brasileira vivia em áreas com incidência da doença. Dificuldades surgidas não só no Brasil, mas em vários outros países, fizeram com que a malária voltasse a ser um grande problema. Nos anos 2000, o interesse global pela sua erradicação foi renovado e o Brasil já avançou muito no controle das infecções desde então, mas são necessárias novas estratégias para que essa conquista não se perca”, disse à Agência FAPESP.
De acordo com Urbano Ferreira, o principal objetivo das pesquisas na área é combater a chamada malária residual, que continua a ser transmitida a despeito das medidas de controle conhecidas, como o uso de mosqueteiros impregnados com inseticida, aplicação de inseticidas de ação residual, que ficam retidos nas paredes das casas, e diagnóstico e tratamento precoces dos casos, que não só evitam complicações clínicas como reduzem as transmissões.
“As medidas que conhecemos e aplicamos conseguem sucesso até determinado ponto. Eliminar os últimos focos de infecção e combater a malária residual exige novas medidas, e é aí que entra a ciência”, afirmou.
As novas estratégias estudadas buscam, entre outras medidas, eliminar os vetores que não entram na casa e para os quais o mosqueteiro não é eficaz, diagnosticar os casos em que o número de parasitas no sangue é baixo e as técnicas diagnósticas atuais não funcionam e desenvolver drogas mais fáceis de serem administradas, em dose única em vez de múltiplas doses, seguras a ponto de serem aplicadas em larga escala sem riscos de complicações.
No ICB-USP, alguns estudos epidemiológicos buscam caracterizar a malária residual principalmente em áreas rurais da Amazônia.
“Concluímos recentemente um desses estudos, realizado num assentamento agrícola no sul do Amazonas, tratando do papel das infecções assintomáticas, em que o parasita da malária está presente mas o indivíduo se sente bem e por isso não busca diagnóstico. Isso pode manter a malária residual fora das políticas de controle”, explicou Urbano Ferreira.
Essas e outras experiências do ICB e de instituições brasileiras e estrangeiras convidadas serão compartilhadas na Escola São Paulo de Ciência Avançada para a Erradicação da Malária.
A programação conta com mesas-redondas, oficinas, palestras, visitas a laboratórios e atividades práticas relacionadas à biologia e à epidemiologia da malária, novas ferramentas para a erradicação da doença, conhecimentos sobre os vetores e transmissão dinâmica, história do controle das infecções, técnicas de vigilância, comunicação e advocacia e impacto de fatores sociais, políticos e ambientais, entre outros temas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line. São disponibilizadas 100 vagas, sendo metade para brasileiros. O resultado da seleção será divulgado até o dia 30 de junho e os participantes selecionados terão hospedagem e transporte custeados pelo evento.
A programação foi registrada como uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro do ICB e os alunos matriculados que se inscreverem no evento receberão quatro créditos.
A Escola São Paulo de Ciência Avançada para a Erradicação da Malária será realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, localizada na Avenida Dr. Arnaldo, 715, na capital paulista.
Além da FAPESP, apoia o evento a Fundação Bill e Melinda Gates, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Organização Panamericana de Saúde (Opas).
Mais informações e inscrições em http://scienceoferadication.org/courses/science-of-eradication-malaria-brazil/overview/.
Fonte: Agência FAPESP




Novos Conselheiros para gestão 2015/2019 do CRBio-01 tomam posse
Novos Conselheiros para gestão 2015/2019 do CRBio-01 tomam posse

Oficialmente, os novos membros do Conselho Regional de Biologia – 01 (São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul) para a gestão 2015/2019 tomaram posse no último dia 7, em cerimônia realizada na sede da entidade, em São Paulo. Os novos conselheiros foram escolhidos em eleição realizada no dia 17 de abril.
Entre as principais novidades, o CRBio-01 passa a ser presidido pelo dr. Eliézer José Marques, que era vice-presidente na gestão anterior, mudando de posição com o dr. Luiz Eloy Pereira, que passa a ocupar o cargo de vice-presidente.
Em seu primeiro discurso, logo após ter sido indicado para o cargo, Marques agradeceu a todos os presentes pela confiança depositada nele. “Espero atender à expectativa de todos vocês. Acredito na coletividade para fazer o melhor pela categoria, pela nossa profissão”, declarou.
Para compor a diretoria do CRBio-01, Marques convidou o dr. Edison Kubo e o dr. Celso Luis Marino a se manterem nos cargos de Tesoureiro e de Secretário, respectivamente. Ambos, prontamente, aceitaram ao pedido feito pelo novo presidente.
Depois, no momento em que cada um dos conselheiros presentes se apresentou aos demais que participavam da cerimônia, a dedicação ao CRBio-01 foi um dos pontos mais ressaltados, com todos relatando a dificuldade em conciliar suas atividades profissionais com as funções assumidas no Conselho. Mas, também em comum, todos reforçaram a satisfação em trabalhar pelos interesses da categoria.
“A profissão dos biólogos depende também dessa atenção, dessa dedicação de todos que fazem parte desse Conselho. Quando estou dando aula e olho para cada um dos meus alunos, isso é uma das coisas que mais me motiva em fazer parte disso”, relatou o Secretário Marino durante a cerimônia.
 O evento, que teve início às 9h, terminou às 13h com um brunch de confraternização entre os novos conselheiros.
Confira logo abaixo como ficou nova composição do CRBio-01 para a gestão 2015/2019:

Eliézer José Marques – Presidente
CRBio 04239/01-D – 06/11/1986
Licenciado em História Natural pela FFCL de São José do Rio Preto, SP (1971). Mestrado (1975) e Doutorado (1979) em Ciências (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Professor aposentado do Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS.

Luiz Eloy Pereira – Vice-Presidente
CRBio 01788/01-D – 07/12/1984
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro (1979). Doutor em Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública – Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde de São Paulo (2006). Pesquisador Científico no Instituto Adolfo Lutz, desde 1969, atuando na área da Virologia, com ênfase em diagnóstico e Ecoepideomologia de Arbovírus, Arenavírus e Hantavírus; Ornitologia e Ecologia de Aves Silvestres; Mamologia e Ecologia de Roedores Silvestres e Normas de Biossegurança.

Edison Kubo – Tesoureiro
CRBio 00595/01-D – 31/10/1984
Formado pelo Instituto de Biociências da USP-SP em 1980. Pós-graduado (Mestrado) em 1998 pelo Departamento de Ecologia Geral do IB-USP. Em 1986 foi admitido como Pesquisador Científico pelo Instituto de Pesca da SAA para desenvolvimento de projetos na área de qualidade da água, relacionados a atividades de pesca e aqüicultura. Ocupa atualmente o cargo de Diretor Geral do Instituto de Pesca da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da SAA.

Celso Luis Marino – Secretário
CRBio 10611/01-D – 07/12/1990
Professor adjunto III do Departamento de Genética – IB - UNESP, Botucatu-SP. Graduado em Ciências Biológicas pela UNESP – Botucatu com Doutorado na área de Genética Molecular de Plantas. Desenvolve pesquisa na área de Biologia Molecular de Espécies Florestais. Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Giuseppe Puorto – Efetivo
CRBio 00690/01-D – 31/10/1984
Biólogo formado pela Universidade de Mogi das Cruzes – SP em 1978. É Pesquisador Científico – VI. Atualmente está na função de Diretor Técnico I lotado no Museu Biológico do Instituto Butantan da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. É Herpetólogo especialista em serpentes atuando nas áreas de Sistemática, Distribuição Geográfica, Biologia e Anatomia de Serpentes neotropicais e Educação Ambiental. Curador da Coleção Herpetológica do Instituto Butantan. Conselheiro da Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

Iracema Helena Schoenlein-Crusius – Efetivo
CRBio 03566/01-D – 15/05/1986
Sou Bióloga (Licenciada), graduada em 1983 pelas Faculdades Municipais de Araras. Pós-graduada em nível de mestrado (1988) e de doutorado (1993) na área de Biologia Vegetal pela UNESP, Rio Claro, SP. Desde 1987 sou pesquisadora científica no Núcleo de Pesquisas em Micologia no Instituto de Botânica, orientando estagiários e pós-graduandos, coordenando projetos de pesquisa sobre Sistemática e Ecologia de fungos terrestres e aquáticos (especialmente fungos ingoldianos), em ambientes preservados e também nos submetidos à influência antrópica.

João Alberto Paschoa dos Santos – Efetivo
CRBio 23622/01-D – 17/02/1997
Professor da UNISANTA desde maio de 1998. Concluindo o Mestrado em Aqüicultura e Pesca pelo Instituto de Pesca – SP. Coordenador do Laboratório de Peixes Continentais da UNISANTA. Proprietário da Empresa Aquática Consultoria Ambiental.

João Sthengel Morgante – Efetivo
CRBio 01120/01-D – 01/11/1984
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela FFCL-USP (1966). Mestrado (1968) e Doutorado (1972) em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela USP. Professor Associado (1982). Desde 1990 é Professor Titular da USP. Aposentado compulsoriamente em 12/2010. Em junho aprovado pela USP termo de colaboração e permissão de uso e a partir de março de 2012. Professor Sênior da USP. Têm experiência em Genética, com ênfase em Genética Animal. Foi Diretor do Instituto de Biociências–USP de 25/08/1995 a 24/08/1998 e 01/09/2003 a 31/08/2007.

Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira – Efetivo
CRBio 02332/01-D – 02/05/1985
Graduada em História Natural pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Educação pela UFMT e Doutora pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ecologia, Educação Ambiental e Etnoecologia. Trabalha com formação de professores de ciências e de biologia e possui competência para o Ensino de Ciências Naturais e para avaliação Institucional e de curso.

Wagner Cotroni Valenti – Efetivo
CRBio 01541/01-D – 01/11/1984
Possui Graduação (1980), Mestrado (1984) e Doutorado (1989) em Ciências Biológicas pela USP. Recebeu o título de “Fellow” da Sociedade Mundial de Aquicultura em 2014. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista-UNESP e diretor do Campus do Litoral Paulista-CLP. É Editor de periódicos e livros da Elservier e Wiley-Blackwell.

Ana Paula de Arruda Geraldes Kataoka – Suplente
CRBio-14849/01-D – 05/06/1992
Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP/Rio Claro (1990). Especialista em Saúde Pública (UGF). Mestrado (ESALQ/USP), Doutorado (UNESP) e Pós-Doutorado (UNESP) em Microbiologia. Atualmente ocupa o cargo de Especialista em Saúde/Biólogo no Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores (CCZ/SP), atuando na área de diagnóstico de zoonoses.

André Camilli Dias – Suplente
CRBio 43814/01-D – 16/03/2005
Graduado em Ciências Biológicas pela Uninove-SP. Mestrado em Ciências pela FM-USP. Atualmente é Professor Universitário e Responsável Técnico pela Ilha dos Arvoredos onde desenvolve pesquisas nas áreas de ecologia, água-de-chuva e energias alternativas, sob administração da Fundação Fernando Lee e UNAERP. Possui experiência como Consultor nos Estados de SP, RJ, ES e PR em processos de licenciamento ambiental. De 2005 a 2010 foi Diretor do Parque da Luz em SP atuando em pesquisa, conservação ambiental e manejo de áreas verdes.
Edison de Souza – Suplente
CRBio 10144/01-D – 06/04/1990
Biólogo formado pela Universidade de Mogi das Cruzes-UMC. Especialista em “Botânica econômica” – CRBio-01. Funcionário do CEPECC, da Seção de Micologia do Instituto de Botânica de São Paulo. Mantém parceria técnico-científica com a EMBRAPA/CENARGEM de Brasília. Proprietário da Brasmicel, laboratório de produção de Micélio de cogumelos comestíveis.

Horácio Manuel Santana Teles – Suplente
CRBio 983/01-D – 01/11/1984
Formado em Ciências Biológicas, com Habilitação Plena em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos em 1980. Especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP em 1982. Mestrado em Parasitologia pelo Instituto de Biologia da UNICAMP em 2001 e Doutor em Parasitologia em 2006. Pesquisador Científico da SUCEN a partir de 1983.

José Carlos Chaves dos Santos- Suplente
CRBio 18769/01-D – 22/12/1993
Possuo graduação em Ciências Biológicas (1992) e mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001). Responsável técnico pela FIBRAcon Consultoria, Perícias e Projetos Ambientais com sede em Campo Grande-MS. Tenho experiência em estudos ambientais, resgate de fauna, perícias e plano de manejo de unidades de conservação.

Maria Teresa de Paiva Azevedo – Suplente
CRBio 01101/01-D – 01/11/1984
Bióloga pela “Federação das Faculdades Brás Cubas de Mogi das Cruzes”. Doutora em Ciências Biológicas pela UNESP, Rio Claro. Credenciada na Pós-Graduação do Instituto de Botânica e colaboradora da disciplina “Cyanobacteria: biologia e ecologia”. Possui 41 artigos publicados, além de outras publicações. Membro da CT de Biologia (CT06) de Assessoramento à Dicla/INMETRO. Participou do sub-grupo Cianobactérias e Cianotoxina da SVS/MS de revisão da Portaria MS 518/2004. Diretora da Bioalgas Análise e Consultoria Ambiental Ltda.

Marta Condé Lamparelli – Suplente
CRBio 014040/01-D - 19/12/1990
Bióloga pela USP, Mestre pelo PERN/UFSCar, Doutora em Ecologia pela USP. Trabalha na Companhia de Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), desde 1992, em programas de avaliação e monitoramento da qualidade ambiental de ambientes aquáticos, com artigos publicados em revistas científicas, capítulos de livros, Relatórios Técnicos, além de coordenação de programas e projetos ligados ao meio ambiente.

Normandes Matos da Silva – Suplente
CRBio 33733/01-D – 23/11/2001
Licenciado em Ciências Biológicas (UFMS), mestre em Ecologia (UFMT), doutor em Ecologia (USP). É Professor da UFMT em Rondonópolis. É Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, com projetos relacionados ao uso de veículos aéreos não tripulados (VANT) direcionados à recuperação ambiental.

Regina Célia Mingroni Neto – Suplente
CRBio 10238/01-D – 01/06/1990
Graduação: Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas, em Dez/1984, no Instituto de Biociências da USP, São Paulo. Mestrado em Biologia/Genética, em jun/1988 no Instituto de Biociências da USP, São Paulo. Doutorado em Biologia/Genética em out/1994 no Instituto de Biociências da USP, São Paulo. Livre-Docência em Genética Humana em dez/2011, no Instituto de Biociências da USP, São Paulo. Docente do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP desde setembro de 1995.

Sarah Arana – Suplente
CRBio 02566/01-D – 04/06/1985
Graduada em Biologia pela UNISA (1985), mestrado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela USP/SP (1992), doutorado em Patologia Experimental pela Universidade Federal Fluminense (1997). Docente do IB da UNICAMP, atuando em ensino, pesquisa e extensão. Coordenadora da Comissão de Extensão do IB (mandato de 11/2014 a 11/2016). Tem experiência na área de Biologia Tecidual e de Órgãos e Sistemas, em ênfase em Histofisiologia e Histopatologia de Peixes. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural do IB.




CFBio conclama os Biólogos a participarem de Consulta Pública sobre anfíbios e serpentes
CFBio conclama os Biólogos a participarem de Consulta Pública sobre anfíbios e serpentes

O Conselho Federal de Biologia (CFBio) conclama os Biólogos a participarem de consulta pública sobre anfíbios e serpentes em cativeiro para produção, manutenção ou utilização em atividades de ensino ou pesquisa científica. As contribuições serão recebidas até 27 de junho de 2015, pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

Conforme explica o texto disponibilizado pelo Edital nº2, de 27 de abril de 2015, que estabelece a Consulta Pública, o manejo de animais silvestres em cativeiro é geralmente feito visando a realização de trabalhos científicos, a exposição pública dos animais em museus ou parques zoológicos, a extração de matéria prima utilizada na pesquisa ou para fins de produção.

"Em relação à manutenção em cativeiro, existe uma vasta literatura detalhando técnicas de manejo em peixes, aves e mamíferos. As serpentes e anfíbios, no entanto, são bastante desconhecidos nesse aspecto, existindo pouca informação sobre a sua manutenção e o seu comportamento em cativeiro", afirma o documento.

As pessoas ou instituições interessadas em participar desta Consulta Pública deverão encaminhar suas sugestões de texto até 27 de junho de 2015, para o e-mail consultapubl.concea@mcti.gov.br.

Confira em anexo o texto "Anfíbios e Serpentes Cativos em instalações para produção, manutenção ou utilização em atividades de ensino ou pesquisa científica", que será publicado na forma de capítulo do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais para Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica do CONFEA.

Em seguida, faça suas propostas de inclusão, exclusão ou nova redação do capítulo por meio do Formulário para Contribuições ao texto "Anfíbios e serpentes cativos em instalações para produção, manutenção ou utilização em atividades de ensino ou pesquisa científica", também em anexo.

Download 

Download


Fonte: Assessoria de Comunicação CFBio




USP de São Carlos oferece ferramentas on-line para redação científica
USP de São Carlos oferece ferramentas on-line para redação científica

Com o objetivo de auxiliar a comunidade acadêmica na redação de trabalhos científicos, a Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos mantém o Portal da Escrita Científica, que reúne ferramentas de apoio à produção de artigos, dissertações, teses e outras publicações, gerenciamento de referências bibliográficas, editoração e outros recursos.
Iniciativa de docentes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), implementada em parceria com a Prefeitura do Campus (PUSP-SC) e colaboradores das bibliotecas de todas as unidades, o portal funciona como um repositório de ferramentas e orientações para alunos e pesquisadores interessados em aperfeiçoar a escrita científica
Entre os recursos oferecidos estão materiais informativos e didáticos, cursos on-line, videoaulas, workshops, tutoriais e ferramentas computacionais de auxílio à escrita em português e em inglês desenvolvidas pelo ICMC, que auxiliam na organização da estrutura e do conteúdo dos trabalhos.
“Para escrever um trabalho científico é necessário considerar uma série de elementos, desde o problema abordado, a metodologia adotada, os resultados e as contribuições para a literatura de determinada área e, muitas vezes, para a sociedade em geral. O portal busca auxiliar no processo de redação como um todo, oferecendo auxílio nas diversas etapas da produção”, disse Osvaldo Novais de Oliveira Júnior, do IFSC, presidente da Comissão de Implantação do portal.
As ferramentas auxiliam especialmente no que Oliveira Júnior considera ser a maior dificuldade enfrentada pelos autores: a estrutura dos textos.
“Diante do desconhecimento da estrutura do artigo científico, um problema muito comum no meio acadêmico, o portal trabalha com modelos que podem ser padronizados respeitando as particularidades de cada área e diferenças na escrita para audiências específicas ou mais amplas, considerando sempre a clareza e a concisão.”
Ferramentas
Entre os recursos disponibilizados gratuitamente pelo portal estão os que os desenvolvedores chamam de “ambientes para a escrita”, um conjunto de ferramentas computacionais que dão suporte a partes do processo de redação, do agrupamento das ideias à composição de um texto contínuo, com editores gráficos.
O SCiPo, por exemplo, é uma ferramenta de suporte à escrita que auxilia na redação de resumos e introduções com base em modelos de textos científicos em português, elaborados a partir de teses e dissertações de várias áreas de pesquisa disponíveis para o redator apreender a estruturação retórica do texto.
A produção realizada pela ferramenta passa ainda por uma etapa de críticas, na qual uma estrutura proposta é avaliada pelo sistema, e por uma etapa de classificação de um resumo já escrito.
Já o SCiEn-Produção é um conjunto de ferramentas computacionais para auxiliar na redação de artigos científicos em inglês. Adaptado do SciPo-Farmácia, o recurso se baseia na análise de textos da área de Engenharia de Produção.
Há ainda uma série de outras ferramentas desenvolvidas em específico para diversos campos do conhecimento, como o CALeSE, software de suporte à escrita de introduções com textos modelos da área de Física.
O portal oferece também ferramentas antiplágio, como o software AntiPlagiarist – ACNP, que compara múltiplos documentos rapidamente, procurando por trechos de textos que foram copiados. Os fragmentos suspeitos são relatados em um formato de fácil compreensão, com os números das linhas e das colunas em que foram encontrados.
Os recursos disponibilizados incluem ainda ferramentas de gestão bibliográfica, como o Citation Machine, gerador automático de citação e referência que ajuda estudantes e pesquisadores a citar corretamente as fontes utilizadas, em vários estilos, e o CiteUlike, site colaborativo que permite armazenar, organizar e partilhar informação bibliográfica.
Os serviços do Portal da Escrita Científica da USP de São Carlos podem ser acessados em www.escritacientifica.sc.usp.br.
 
Fonte: Agência FAPESP




FAPESP e Belmont Forum apoiarão pesquisas em serviços climáticos
FAPESP e Belmont Forum apoiarão pesquisas em serviços climáticos

A FAPESP anuncia nova chamada de propostas de pesquisas em conjunto com o Belmont Forum. O objetivo é contribuir para desenvolver serviços climáticos com foco no papel das relações inter-regionais na variabilidade e na previsibilidade climática. A oportunidade tem apoio de agências de fomento selecionadas pelo Belmont Forum em diversos países, incluindo a FAPESP para garantir a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo. A oportunidade tem apoio de agências de fomento selecionadas pelo Belmont Forum em diversos países, incluindo a FAPESP para garantir a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo. Os três temas principais da chamada são: “Understanding past and current variability and trends of regional extremes”, “Predictability and prediction skills for near-future variability and trends of regional extremes” e "Co-construction of near term forecast products with users”.

A depender do cumprimento das condições de elegibilidade e da análise das propostas, o orçamento disponível pela FAPESP para a chamada será de até € 1 milhão.

Projetos colaborativos de equipes de pesquisa multinacionais de 36 a 48 meses, com início em 2016, serão selecionados em um processo com duas etapas: uma de pré-propostas seguida por uma de propostas completas para os projetos selecionados na primeira etapa.

A data-limite para submissão de pré-propostas é 1º de junho de 2015.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/9410.
 
Fonte: Agência FAPESP



Nenhum comentário:

Postar um comentário